Taxa Selic

O que é a Taxa Selic?

 

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Essa taxa está ligada aos juros dos títulos públicos que o governo oferece no sistema Selic e influencia todas as demais taxas de juros do Brasil, como as cobradas em financiamentos e empréstimos.

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia É com base nela que os bancos decidem os juros que serão cobrados de seus clientes.

Esse sistema é um ambiente apenas para instituições financeiras. Além do Banco Central, apenas os bancos e instituições do tipo podem negociar títulos nesse sistema.

A taxa Selic é definida a cada 45 dias após reunião do Copom - Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Como funciona a taxa Selic?

 

A taxa se divide em Selic meta e Selic over:

 

Selic Meta

Selic Over

Definida a cada 45 dias pelo COPOM

Definida diariamente por meio de um cálculo que considera a média ponderada de todas as transações com títulos públicos feitas no sistema SELIC

Não é a taxa real aplicada no mercado; é uma meta fixada pelo COPOM.

Taxa real aplicada no mercado

Serve como referência para nortear as transações interbancárias.

Existe porque não é possível determinar a taxa efetivamente praticada no mercado, já que os bancos podem negociar as taxas livremente entre si.

 

Ligeiramente inferior à taxa meta (diferença em torno de 0,10 ponto percentual)

 

Qual o valor da taxa Selic hoje?

 

A taxa Selic hoje está em 13,75% ao ano, esse valor foi definido em 25/10/2022 pelo Copom.

As mudanças na taxa de juros ocorrem porque a economia não é estável, sendo assim é necessário adequá-la ao cenário para que exista um equilíbrio e para garantir que o dinheiro continue circulando.

 

Qual a importância da taxa Selic?

 

A Selic foi criada com o intuito de ser uma ferramenta de controle da inflação, deste modo qualquer alteração que o Banco Central fizer na taxa resultará em alta ou queda na inflação, impactando em todo o mercado de investimentos.

Funciona assim:

Quanto maior a taxa, melhor será o rendimento de alguns títulos públicos. Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis; pois ao aumentar a Selic o objetivo é desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta.

E quanto menor a taxa, pior será o rendimento de alguns títulos públicos. O crédito fica mais acessível, pois os bancos tendem a baixar as taxas de juros; o que estimula o consumo e aquece a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.