MACIÇA DO INSS

Você beneficiário do INSS que deseja contratar um empréstimo consignado é essencial ficar sempre atento ao período de maciça do INSS que pode variar de mês a mês. Saiba mais:

MACIÇA DO INSS: O QUE É E COMO FUNCIONA?

Todos os meses, os pagamentos que são realizados para os beneficiários do INSS são processados em uma folha de pagamentos pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), a qual é responsável pela administração da base de dados do INSS.

O processamento da maciça é exercida a partir das informações cadastrais e financeiras dos segurados, dos dependentes e dos beneficiários enviados pelas Agências da Previdência Social.

PARA QUE SERVE ESTE PERÍDO?

Este período é empregado para processar as informações que são relacionadas ao pagamento do beneficiário no mês posterior.

Desse modo, esse período é fundamental para assegurar que o benefício seja pago corretamente, visto que qualquer inconsistência cadastral ou nos dados dos beneficiários pode proceder na falha do pagamento.

CONFIRA O CONOGRAMA DO PERÍODO DE MACIÇA DO INSS EM 2022. 

 

mês

 

período de maciça 2022

 

 

 

janeiro

 

Entre os dias 12 a 16

 

fevereiro

 

Entre os dias 09 a 13

 

março

 

Entre os dias 09 a 13

 

abril

 

Entre os dias 06 a 10

 

maio

 

Entre os dias 11 a 15

 

junho

 

Entre os dias 08 a 12

 

julho

 

Entre os dias 13 a 17

 

agosto

 

Entre os dias 10 a 14

 

setembro

 

Entre os dias 14 a 18

 

outubro

 

Entre os dias 12 a 16

 

novembro

 

Entre os dias 09 a 13

 

dezembro

 

Entre os dias 14 a 18

                                            FONTE: INSS

O Inss, atualmente possui mais de 35 milhões de beneficiários, por isso o período da maciça dura em média 5 dias.

COMO ESTE PERÍODO DE MACIÇA AFLIGE A LIBERAÇÃO DO CONSIGNADO?

O empréstimo consignado é pago através do desconto na folha de benefício do segurado do inss, por conta disso essa modalidade oferece as menores taxas de juros do mercado, já que o risco de inadimplência é baixo.

contudo, por estar associada à folha de pagamento, a liberação do desconto em folha, processo que conhecemos como averbação, chega levar um tempo maior que o previsto. visto que, por se tratar de um grande número de segurados, o órgão acaba deixando em segundo plano as outras demandas que surgem neste período e dão prioridade ao processamento da folha.